Um protesto contra o preconceito e a homofobia, realizado no sábado, e motivado pela suposta repreensão de um segurança do Santa Maria Shopping gerou polêmica e muita discussão dentro e fora das redes socias. Questionada sobre uma possível truculência do funcionário para com um casal gay que havia se beijado dentro do estabelecimento comercial, a administração do centro comercial argumenta que as duas meninas foram conduzidas à saída porque já passava das 22h, horário em que o shopping encerra o expediente.
Segundo Oneide Serro, administradora do shopping, os seguranças levaram as moças até a saída seguindo uma norma padrão que é aplicada a qualquer pessoa que esteja no local depois do horário de funcionamento. Ela garante que a situação nada teve a ver com o beijo.
Conforme Francis Moraes de Almeida, professor doutor em Sociologia da UFSM, vivemos um momento de mudança de costumes e uma mudança cultural de aceitação, mas ninguém pode ter negado o direito de manisfestar sua afetividade.
No Facebook
O beijaço contra a homofobia que ocorreu no sábadoà tarde, no calçadão de Santa Maria e provocou uma discussão acalorada nos comentários da postagem dafanpage do Diário de Santa Maria. A publicação (que também foi compartilhada por Zero Hora e ClicRBS), na fanpage do jornal, contabilizou 1.850 curtidas, 316 comentários e 344 compartilhamentos até o momento.